Certidão INSS Pessoa Física (CPF)

Certidão INSS Pessoa Física – A Certidão Negativa de Débito do INSS ou a CND, é utilizado como certificado pela Previdência Social para que uma pessoa de caráter jurídico ou físico consiga comprovar que o mesmo está em regularidade com todas as contribuições previdenciárias.

Já a Certidão Negativa do INSS é a certidão na qual a pessoa pede a requisição de aposentadoria e indenização do INSS.

Esta certidão tem como objetivo fazer com que o processo burocrático do beneficiário fique mais simples, desta forma é possível que o trabalhador além do empregado possua mais segurança e controle diante das leis junto a Previdência Social, portanto, ela deve ser feita para comprovar que um cidadão não tem pendências cadastrais ou débitos em seu nome. Como consultar a certidão online.

Quem pode tirar Certidão INSS pessoa física (CPF)

A certidão pode ser feita por qualquer pessoa, basta fornecer os dados necessários do interessado em obter o documento. Caso a certidão seja meio da entrega de requerimento em uma unidade da Receita Federal, a certidão pode ser solicitada pelo interessado, inventariante, herdeiro, meeiro (quem possui metade de certos bens ou interesses ou direito a eles), legatário ou procurador.

Onde Fazer Certidão INSS

A certidão pode ser feita em uma unidade de atendimento da Receita Federal ou pelo site do órgão e pode ser consultada através do extrato INSS.

Emitir certidão pela Internet

Os empregadores que necessitam da Certidão Negativa de Débito (CND) não precisam ir a uma Agência da Previdência Social para adquirir o documento.

Para retirar esta certidão INSS pessoa física que será utilizada pelo INSS o usuário pode utilizar o seu CPF, para emitir basta acessar o site da Receita Federal na página: www.receita.fazenda.gov.br

Depois de acessar é necessário autenticar a mesma no site: www.receita.fazenda.gov.br

Caso a certidão não for emitida pela internet, é preciso que o interessado vá até unidade da Receita Federal, com o Requerimeemitir-certidão-inss-onlinento de Certidão Conjunta e os seguintes documentos, de acordo com o perfil:

  1. CND Pessoa física: original e cópia simples ou cópia autenticada de um documento de identidade do interessado
  2. Procurador: se o requerimento for assinado por procurador, ele deve apresentar cópia (autenticada ou com o original) de procuração particular com firma reconhecida ou de procuração pública, além de original ou cópia autenticada de documento que comprove sua assinatura;
  3. Espólio: original e cópia simples ou cópia autenticada de um documento de identidade da pessoa falecida, da Certidão de Óbito e de documento que comprove a situação do requerente;
  4. Saída definitiva do país: original e cópia simples ou cópia autenticada de um documento de identidade do interessado e declaração de saída definitiva do país.

Certidões Negativas de Débitos

Confira no vídeo a seguir uma matéria explicando mais detalhadamente sobre como emitir certidão negativa de débitos INSS:

Impressão de Certidão INSS Pessoa Física via Internet

Para imprimir a certidão INSS pessoa física, recomenda-se configurar a página por meio do navegador, adotando os seguintes padrões:

  • Tamanho do papel – A4
  • Cabeçalho e rodapé – em branco
  • Orientação – retrato
  • Margens – zeradas (o navegador assumirá as margens mínimas)

Certidão Negativa INSS - CND

2ª via da certidão conjunta via internet

Será permitida a emissão de 2ª via das certidões INSS:

  • Certidão negativa e positiva com efeitos de negativa;
  • Certidão INSS expedidas a partir de 29/05/2006;
  • CND que estejam dentro do seu período de validade.

Ao selecionar esta opção o sistema recuperará a última certidão INSS pessoa física conjunta (negativa ou positiva com efeitos de negativa) emitida para o contribuinte que esteja dentro de seu período de validade.

14 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *