Consulta Certidão INSS – Online e gratuita

A certidão do INSS ou a Certidão Negativa do INSS a CND é o documento que é utilizado no processo de aposentadoria do usuário, ou seja, por meio dele a Receita Federal consegue ter todos os detalhes do usuário para que seja feito o processo e seja solicitado e validado os direitos e benefícios do INSS.

A Certidão Negativa do INSS pode ser solicitada através da Internet. Com esta praticidade o serviço auxilia o usuário além de facilitar sua consulta e até mesmo no momento de fazer a impressão do documento.

Este serviço online e gratuito permite que o usuário tenha um acesso direto a estas informações utilizando somente um computador.

Consulta da Certidão

A consulta da Certidão do INSS, é feita no site oficial do Dataprev. O site fica dentro da página da Receita Federal, portanto é bastante seguro. Para acessar basta entrar na página: dataprev.gov.br

Este serviço é cedido pela SRFB (Secretaria da Receita Federal do Brasil), desta forma, após fazer o pedido da sua Certidão Negativa, o usuário terá acesso a diversas informações, porém, caso exista pendências dentro dos sistemas da RFB, isto fará com que exista a anulação do pedido.

Estas pendências podem ser visualizadas no site, basta que o usuário entre em “Verificação de Regularidades das Contribuições Previdenciárias”.

No portal além da Certidão Negativa do INSS é possível expedir também a Certidão Positiva, lembrando que isto pode variar conforme a situação do beneficiário.

Veja também como consultar a Certidão baixa do INSS.

Emitir Certidão Negativa do INSS

Para que o procedimento seja concluído é recomendável que o usuário preencha os campos em branco na requisição da CND utilizando suas informações pessoas, como o seu CNPJ entre outros dados.extrato-inss

Antes de dar continuidade ao processo o ideal é que antes de clicar na opção “Pedido de CND” você leia atentamente o tópico de ajuda do site referente à certidão negativa online Dataprev, pois ele apresenta diversas informações relacionadas ao tema e pode esclarecer diversas dúvidas dos usuários.

Os procedimentos de emitir ou consultar o seu CND é bastante rápido e simples, em caso de dúvidas o recomendado é entrar em contato com a Receita Federal através dos formulários de contato disponibilizados no site.

Esta certidão negativa do INSS só será emitida caso a pessoa física ou a jurídica não apresente nenhuma pendência tributária em nome da empresa ou do cidadão solicitante. Caso não possua a pendência a CND é emitida automaticamente.

Se o usuário apresentar alguma pendência em nome do CPF ou CNPJ do solicitante é obrigatório os devidos ajustes e regularização da situação para que seja possível requerer a emissão da certidão.

Para a consulta ou emissão é preciso acessar na página “Pedido de CND” e informar o número de seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ou informar o seu número de matrícula do CEI (Cadastro Específico do INSS e a finalidade).

Após inserir as informações a Certidão será expedida e poderá ser impressa e consultada. Em caso de dúvida, acesse o site fornecido e verifique as instruções de como fazer o requerimento para dar continuidade ao processo.