Certidão Negativa INSS de Débito

A Certidão Negativa INSS de Débito (CND) é um certificado produzido pela Previdência Social. Com isto, a sigla CND possui relação com a Certidão Negativa de Débito do INSS.

Através da Certidão Negativa de Débito do INSS é possível ter um reconhecimento sobre a regularidade da pessoa física e jurídica em relação às contribuições previdenciárias, assim como sobre as dívidas ativas do órgão.

Por meio da Certidão Negativa INSS de Débito é possível também que o usuário consiga ter a requisição da sua aposentadoria e indenização do INSS. Com o uso desta Certidão Negativa INSS é possível que todo processo burocrático seja mais simples, além de fazer com que os trabalhadores e até mesmo o seu empregador demonstrem mais segurança, assim como controle sobre as leis da Previdência Social.

De qualquer maneira existem outros modelos de certidão, assim a Certidão Positiva de Débitos, com Efeito de Negativa (CPD-EN) apresenta os mesmos efeitos e o mesmo prazo, porém o seu pedido, é feito também por meio do mesmo portal eletrônico, ela é somente apresentada caso exista pendência, portanto, ela pode ser verificada pela internet, assim como a CND, a Certidão Negativa de Débito do INSS.

Todo o pedido de certidão negativado INSS de débito é online e gratuito por isto, para ter acesso, basta que o usuário tenha um computador com acesso à internet.

Emissão da Certidão Negativa INSS de Débito

certidão-negativa-inss-dataprev

Para os usuários que possuem dúvida em relação à segurança da consulta não existe necessidade de preocupação, já que a consulta da Certidão do INSS, é feita no site oficial do Dataprev e fica dentro da página da Receita Federal por isto é bastante seguro.

A Certidão Negativa INSS de Débito pode ser emitida pela internet pelo site da Data Prev, no entanto, para conseguir solicitar é preciso ter o número do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas o CNPJ ou o Cadastro Específico do INSS o CEI.

É preciso frisar novamente que, para que o procedimento seja concluído [e necessário que o usuário preencha corretamente os campos solicitados e dê continuidade as etapas para que possa efetuar a consulta e verificar suas pendências ou não. Para efetuar o pedido é preciso que o usuário acesse o site do DATAPREV.

No site o usuário deve entrar em “Pedido da CND” e informar o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ ou o número da matrícula CEI – Cadastro Específico do INSS e a finalidade.

Com isto a CND ou CPD-EN será expedida e pode ser impressa em papel comum, caso não apresente restrições. Para os usuários que desejam consultar ou confirmar a autenticidade de uma certidão já expedida é preciso retornar ao link “Consulta à Certidão Negativa de Débito – CND ou CPD-EN” na página anterior.

Portanto, para os casos que possua pendências nos sistemas da RFB as emissões são inviabilizadas.

Caso possua alguma outra dúvida o recomendado é acessar o site fornecido e verificar as instruções de como fazer o requerimento para que possa ser possível dar continuidade ao processo.

Validade da certidão

A certidão possui validade de 90 dias.

Deixe um comentário: