Emissão de 2ª Via de Certidão INSS – Positiva ou Negativa

A Emissão da 2ª via de certidão INSS seja positiva ou negativa pode ser emitida de maneira simples, já que Secretaria a Fazenda disponibiliza na internet a opção do usuário emitir de forma online.

Diante disso, a certidão do INSS é a forma que a Previdência Social, utiliza para que uma pessoa física ou jurídica consiga demonstrar para a empresa se a mesa está regularizada em relação as contribuições previdenciárias, com isto, estes documentos são feitos pelos órgãos públicos.

Tipos de Certidões INSS

Certidão positiva – Esta certidão apresenta as informações caso o contribuinte demonstre pendências junto ao órgão que a emitiu.

Certidão positiva com efeito negativo – Declara que a empresa possui pendências, mas já identificou e iniciou o processo de regularização.

Certidão negativa – Comprova que o contribuinte não possui pendências junto ao órgão que a gerou.

Certidão Negativa do INSS

emitir-certidão-inss-negativa-positiva

A certidão negativa do INSS é conhecida por uma siga, por isto ela é chamada de CND e possui referência com a Certidão Negativa de Débito do INSS. Através deste documento é possível comprovar se a pessoa apresenta regularidade com as contribuições previdenciárias.

Por meio da certidão INSS é possível fazer a requisição da aposentadoria e a indenização do INSS.

Emissão da certidão

Para pedir a certidão é preciso acessar:

http://cnd.dataprev.gov.br/cws/contexto/cnd/cnd.html

Na página o usuário deve ir no link baixo solicitar a opção de “Pedido de CND”, com isto é necessário informar o número de seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ou o seu número de matrícula do CEI (Cadastro Específico do INSS e a finalidade). Em seguida será expedida e pode ser impressa.

O site disponibiliza várias opções de consulta, além de poder demonstrar as informações sobre os contribuintes do INSS.

Para que seja possível efetuar o pedido ou consulta da Certidão Negativa de Débito (CND) é necessário que o indivíduo siga todos os procedimentos de preenchimento, além de ter em mãos seus documentos, como CNPF.

O serviço é oferecido pela SRFB (Secretaria da Receita Federal do Brasil), e permite que o contribuinte faça o pedido da 2 via da Certidão Negativa.

Emissão de 2ª via de certidão INSS

A emissão da 2ª via da certidão INSS pode ser feita por meio da internet no site da Receita, com isto é possível ter informações com facilidade do documento, além de por efetuar a consulta.

Para conseguir emitir é preciso acessar o site oficial da Receita.. Para fazer a emissão da 2ª via acesse:

http://cnd.dataprev.gov.br/cws/contexto/cnd/cnd.html

No site é preciso informar o número do seu CNPF para conseguir efetuar a consulta assim é possível emitir a 2ª via da última certidão negativa ou positiva com efeitos de negativa

Certidão Positiva

A certidão positiva é feito no mesmo local, porém, ela demonstra caso o usuário apresente pendências junto aos órgãos.

Para ter acesso a estas pendências, basta acessar “Verificação de Regularidades das Contribuições Previdenciárias”.

Validade

Após o cadastro do seu pedido gerado o usuário terá uma CND com validade de 90 dias.

Deixe um comentário: